Quanto tempo de noivado até o casamento?

Nos filmes, novelas e na literatura, muitos casais conseguem casar em um passe de mágica. Mas, na vida real, ninguém casa da noite pro dia. O noivado é importante para o casal amadurecer as ideias para que tudo seja perfeito.

Noivado pra quê?

Um casal precisa estar maduro para conseguir iniciar um casamento da melhor forma possível. O noivado existe para que, juntos, o casal busque encontrar maturidade no relacionamento. Além da preparação dos detalhes da cerimônia e tudo que envolve a festa de casamento, o noivado significa que o casal está dando um passo mais sério que o namoro. É o momento em que o anunciam para a “sociedade” que ambos irão prometer-se em matrimônio.

Cada casal tem seu próprio tempo

Não existe um tempo correto para permanecerem noivos. O noivado vem apenas como algo que antecede o casamento, por isso a decisão mais importante já foi tomada: vocês irão casar.

Os casais só ficam noivos quando eles pensam seriamente em casar, mas esse tempo de maturação deve ser sentido e escolhido apenas pelos dois. Por isso, cada casal encontra o tempo necessário para ir para a outra etapa.

Alguns namoram por pouco tempo e depois ficam noivos por muito tempo. Outros namoram anos e depois pouquíssimo tempo noivos e já casam. Então, a decisão é tomada conforme as prioridades de cada um. O importante é que o homem e a mulher pensem juntos e como um casal. Não adianta a mulher querer casar logo e o homem ainda querer permanecer no noivado.

O compromisso

Namorar é tão gostoso… Às vezes acabamos acelerando o tempo que a relação realmente precisa. Alguns casais ficam noivos, separam e voltam de novo e quando acontece isso, muitas vezes o compromisso perde o valor. O casal precisa analisar se ambos estão prontos para assumir essa responsabilidade.

Namorados para sempre

Um namoro longo pode ser visto de várias formas, o casal pode estar buscando a maturidade na relação ou também pode ser insegurança dos dois. Seja por medo ou por qualquer outro motivo, o casal às vezes acaba forçando um noivado para salvar um namoro que não está firme.

A clareza é importante para que ninguém saia machucado ou esteja vivendo uma ilusão. Por mais delicado que seja, a sinceridade é fundamental para que o casal esclareça os planos de vida que ambos planejam para o futuro. É essencial que os dois sonhem juntos e esse será o motor principal para pensar no tão sonhado casamento.

 

Fonte: Site Casamentos