Por que colocamos alianças?

A maioria dos costumes tem uma história por trás. Vamos te mostrar algumas curiosidades sobre o uso das alianças. Veja que legal!

O que simboliza?

Usar aliança significa um compromisso assumido. Este costume teve origem na Europa, mas antigamente somente a mulher usava. No passado, as alianças não eram consideradas somente um sinal de amor, mas também eram relacionadas com o dote que a noiva trazia para o casamento, que muitas vezes era negociado pelos pais dos noivos. Todos sabem que o casamento também era um negócio e garantia de uma futura segurança financeira.

Por que o anel chama aliança?

A palavra tem origem do latim alligare, que remete a relação, proximidade, união. Você usando a aliança com alguém significa que você fez “um acordo”, uma pacto, uma união. 
Além disso, o formato da aliança, que é circular, já diz muito. O círculo simboliza eternidade porque não tem início nem fim.

Você sabia?

Sabe por que as alianças são colocadas nos dedos anelares? Se sim, não conte para ninguém. Se não, vamos te propor realizar um teste.

Primeiro vamos para a explicação chinesa e depois uma prova prática que comprova a teoria deles. Para eles, cada dedo representa um membro da família: os polegares representam os seus pais, o indicador representa seus irmãos, o dedo médio representa você mesmo, o anelar representa o seu companheiro ou companheira e o dedo mínimo representa seus filhos.

TESTE!

Posicione suas mãos uma palma colada na outra, una todas as pontas dos dedos, como se fosse realizar uma prece, símbolo de agradecimento, mas sem cruzar os dedos. Agora dobre os dedos médios, de forma que fiquem apontados para você mesmo. Todos as pontas dos dedos devem estar unidas e esticadas, exceto os dedos do meio, que estão “dobrados” e apontados para você mesmo.

Nesta posição, tente separar os polegares. Eles se abrirão com facilidade, pois os seus pais não estão destinados a viver com você pelo resto de sua vida. Os indicadores também se abrirão facinho. pois seus irmãos construirão uma vida separa de você. Agora tente separar os dedos mínimos. Separaram também, não é mesmo? Claro, porque seus filhos irão crescer e viver independes.

Finalmente, tente separar os dedos anelares, isto é o dedo que você irá usar a aliança. Impossível não é mesmo? Você simplesmente não pode separá-los. Por isso, usamos as alianças neste dedo, pois representa uma união duradoura e inquebrável. Lindo né?

 

Fonte: Site Casamentos