6 DICAS DE COMO CUIDAR DOS CABELOS NO DIA A DIA

Saúde capilar dicas pela cabelereira Juscelia Rodigues de Oliveira

 

Os cabelos como um cuidado diário e constante

Para ter os cabelos dos sonhos não é preciso ser celebridade nem gastar uma fortuna: muita gente nem imagina, mas alguns cuidados regulares são capazes de fazer verdadeiros milagres pelos fios.

A higiene capilar requer cuidados diários, sim, e a maioria deles demandam mais dedicação do que conhecimento específico.

No entanto, cabelos tratados são sinônimo de saúde, e, da mesma forma que qualquer outra parte do corpo, também devem passar por check-ups de tempos em tempos com um especialista.

Assim, é possível manter um monitoramento dos fios, evitando e tratando males e doenças que podem aparecer pelos mais variados motivos e estragar o resultado.

Veja 6 dicas de como cuidar dos cabelos no dia a dia de como você a ter a aparência que sempre quis.

 

  1. Faça dos cuidados com os cabelos um hábito saudável

Escovar os dentes, passar fio dental, enxugar dentre os dedinhos dos pés após o banho: todo mundo tem seus rituais de higiene e com os cabelos não deve ser diferente do resto do corpo.

No entanto, mesmo escovando os dentes da forma correta todas as vezes após as refeições é possível aparecer cáries ou os dentes ficarem amarelados por causa de alguma substância ingerida.

Com os cabelos é exatamente a mesma coisa.
Os cuidados diários são preventivos para a saúde capilar, 
mas há momentos em que um cabelereiro formado e especializado e principalmente com referencia precisa entrar em cena para cuidar dos problemas mais sérios por erros dos inexperientes.

A sua atuação diária, no entanto, é essencial também para manter os resultados positivos.

  1. Cuidado com o que coloca no prato

E o segredo está justamente nos detalhes, nos pequenos cuidados que você deve incorporar no seu dia a dia de forma a criar hábitos saudáveis. A dica, então, é começar pela alimentação.

Tudo o que voce coloca no prato faz diferença para a saude dos seu cabelos – para o bem e para o mal.

Portanto, mantenha uma alimentação equilibrada, à base de produtos naturais, legumes, verduras e carnes magras.

Evite o excesso de sal e de bebidas alcoólicas, jogue o cigarro fora e esqueça as frituras e snacks gordurentos, eles são um terror para os cabelos e para seu corpo.

Aposte na hidratação: 2 litros de água por dia já são suficientes. Você não tem ideia de como cabelos, unhas e pele serão beneficiados.

 

Meninas isso é importantíssimo!
3. De olho no produto certo

Saiba escolher bem os produtos que coloca nos cabelos. Mas atenção, você não deve se guiar pelo preço, mas sim pela afinidade do produto com o tipo dos seus fios – secos ou ressecados, oleosos, quebradiços.

Como cuidar dos cabelos se eles estiverem com queda acentuada, em média mais de 150 fios por dia, com caspa ou qualquer outro problema? não pense duas vezes: Procure a orientação da sua cabelereira.

Neste caso não compre nenhum produto sem antes consultar um especialista porque há vários problemas os sintomas são parecidos, e só ele poderá identificá-los corretamente para indicar o melhor produto.


  1. Na hora do banho…

Retire muito bem todos os resquícios de shampoo e condicionar.

Os resíduos que ficam nos fios faz com que eles “se acostumem” com os produtos usados diariamente, ou seja, há tantos resíduos que os fios já não conseguem mais receber os nutrientes necessários para ficarem fortes e saudáveis.

Os resíduos também não deixam que as escovas e hidratações tenham seu efeito total pelo mesmo motivo.

O ideal é usar shampoo anti-resíduo pelo menos antes dos cremes de hidratação e antes das escovas progressivas.

Mas se tem muito tempo que seus cabelos não respondem bem ao shampoo, pode ser preferível fazer uma limpeza profunda com um cabelereiro especialista preparando os fios para absorverem totalmente os nutrientes.

 

  1. E como cuidar dos cabelos depois do banho…

Não esfregue os fios na toalha, apenas aperte-os suavemente para retirar o excesso de água. Assim você estará fazendo a higiene capilar sem quebrar os fios, deixando os cabelos saudáveis.

O ideal é não usar o secador de cabelo, deixando-os secar naturalmente – no entanto não durma com eles molhados, porque isso pode enfraquecer a raiz favorecendo a queda dos cabelos.

Se perceber que as raízes estão fracas e a queda está acima do normal, procure um especialista para averiguar o problema.

 

  1. Corte e tintura, só com profissionais de confiança

Mantenha os cabelos bem hidratados, com máscaras uma vez por semana. Assim você ajuda a proteger seus cabelos, principalmente se fizer algum procedimento químico, como escovas ou relaxamento.

Lembre-se que deve haver um intervalo mínimo de três meses entre uma e outra sessão.

Procure manter os cabelos no corte, aparando pelo menos as pontas a cada dois meses. Além de manter a estética dos fios, também os deixa mais fortalecidos, sem pontas quebradiças.

Procure um profissional de confiança, que tenha um bom corte – e também para a tintura. Use sempre bons produtos, mas faça antes o teste da mecha para evitar alergias e também incompatibilidade entre o produto anterior e o atual.

Com estes cuidados diários e rotineiros é mais fácil manter a beleza e a saúde dos cabelos, mas não esqueça de fazer um check-up a cada dois ou três meses com um especialista.

Ele vai averiguar o estado dos fios, mas também diversos outros aspectos, como o couro cabeludo etc. Faça tratamentos com profissional de confiança e use estes cuidados para potencializar seus resultados em casa.

 

Dessa forma o cabelo que você sempre sonhou estará muito mais próximo de se tornar realidade.

 

Deixe uma resposta